• Entrada
  • Blog
  • Qual a diferença entre um domínio ou site .com ou .net e .pt?
Qual a diferença entre um domínio ou site .com ou .net e .pt?

Qual a diferença entre um domínio ou site .com ou .net e .pt?

Muitas pessoas nos questionam qual a diferença que existe nas extensões de domínios. Qual escolher para o site? Existe melhor desempenho ou pior de acordo com o domínio? 

Esta é uma grande dúvida da maioria dos nossos clientes no momento de registar um domínio. Os domínios internacionais, conhecidos apenas como .com, .net, .org e uma infinidade de TLDs Internacionais (Terminações de domínio ou Top level domains) levam os clientes a não saberem por qual optar para uso no seu site.

Na prática não existem diferenças no aspecto de tecnologia ou desempenho, os domínios Nacionais (.pt) são apenas indicativos de localidade (Portugal), assim como cada país tem o seu ccTLD (Country Code Top Level Domain).

Estamos próximos de um lançamento de novas TLDs tanto em Portugal, como fora do País, inclusivé algumas marcas terão suas TLDs próprias, mas o que tem isso a ver com este post? Na verdade tem, para esclarecer que esta é apenas uma terminação para indicar algo, no entanto a aquisição de uma TLD fica na casa dos 3 dígitos de milhares de dólares, o que seria inviável cada um dispor de uma própria, como por exemplo, bem-estar.empresa (repare! este não tem um .com..., a terminação seria empresa). Bem que seria interessante, em breve alguns bancos e grandes lojas estariam a utilizar os seus domínios próprios (TLD).

Uma influência que temos em domínios internacionais é no caso de SEO, pois na ferramenta do Google Webmaster tools é indicado informar o país no qual este domínio deseja indexar, Google Portugal? EUA? enfim. Já nos domínios nacionais ou com terminações do referido país esta informação não é necessária, pois compreende-se que um site terminado em .pt deve estar associado a Portugl, um .ar à Argentina e assim por diante.

Facilite as coisas aos seus visitantes, ou seja, aqui todos têm o costume de aceder a um site pela TLD mais comum, a .pt, no entanto, se simpatiza com uma TLD internacional, seria interessante considerar ter os dois, sendo que um redirecionada para o outro.

Registrar todos? Quais? Os mais utilizados?

Pelo custo que um domínio tem, vale a pena sim registar todos os domínios disponíveis para a sua empresa, isto também porque evita que um concorrente o faça e aponte, por exemplo, para o site dele e passe a concorrer com a sua empresa. Como o custo de um domínio não costuma passar dos €50 por ano para as extensões mais conhecidas,  considere isto. Ou ainda, registe-o pelo período de 10 anos e não se preocupe tão cedo com a renovação.

Lembre-se que o domínio é apenas o nome. Para armazenar o seu site, emails e etc, precisa de uma conta de alojamento.

Até ao próximo Post!

Mapa da Superix - Localização
Mapa da Superix - Localização

Uma agência web completa ▪ Copyright © 2003 - 2019 | SUPERIX TECNOLOGIAS LDA - NIPC: 515162299