• Entrada
  • Blog
  • Qual a necessidade de um bom alojamento. Como escolher?
Qual a necessidade de um bom alojamento. Como escolher?

Qual a necessidade de um bom alojamento. Como escolher?

Saiba quais aspectos observar na hora de escolher o melhor alojamento para o seu site. Velocidade? Estabilidade? 

A grande e esmagadora maioria dos clientes não entende o que é uma conta de alojamento nem para que serve mas como não vamos abordar isto neste post, vamos explicar de uma forma genérica. Podemos dizer que o alojamento não é apenas a garagem do seu site mas também é um factor decisivo para a performance e estabilidade do seu site, local onde é feito o tráfego dos dados pesquisados, local de armazenamento dos ficheiros e e-mails @oseudominio.pt.

Ouve-se frequentemente falar de um site em baixo, ou de muitos acessos simultâneos que derrubam um site, enfim, dependendo da estrutura adoptada isso pode ser algo muito comum. Existem servidores partilhados, vamos considerar como sendo a maioria dos sites alojados hoje em dia, o que faz com que o alojamento fique com um preço mais acessível, já que um servidor dedicado seria muito mais caro, o que muitas vezes nem é necessário.

Tente saber quantos sites estão alojados juntamente com o seu, e saiba que esse costuma ser o maior problema na entrega de e-mails, já que alguns clientes deste mesmo servidor podem praticar SPAM ou ser contaminado com um vírus que efectue estes envios, ou até mesmo ter um volume de acessos muito grande que sobrecarregue o servidor, além de outros factores comuns num ambiente partilhado.

Outro ponto muito importante está relacionado com a velocidade do site, principalmente quando falamos em SEO, pois sites lentos tendem a ficar para trás nos resultados do Google, ou seja, um alojamento rápido é essencial para bons resultados em motores de pesquisa, muitos adoptam sistemas de cache (Armazenamento e Entrega rápida de ficheiros - sem consulta a base de dados nem programação), uma forma de melhorar a performance do site.

Grandes estruturas e Datacenters utilizam a estrutura de CDN, que de forma geral  encurta o caminho até à chegada ao seu site, uma réplica mundial do seu site com o intuito de torná-lo "local" e mais rápido.

Resumidamente, prefira alojamentos com Servidores em Portugal, se obviamente o maior volume de acessos for aqui. É importante analisar questões de suporte técnico e limitações de contas de e-mail e se há certificado SSL grátis. Servidores que utilizem cache e que estejam localizados em Datacenters conhecidos e com uma estrutura segura. Verifique as  questões de backup, um factor essencial caso ocorra um desastre ou precise de restaurar ficheiros, e-mails ou base de dados. Prefira servidores que limitem a quantidade de sites numa mesma estrutura, ou que tenham hardware robusto.

Considere ainda saber se a estrutura de alojamento é suportada por tecnologia Cloud o que pode garantir um uptime maior, porque caso ocorra alguma falha física nesta estrutura, seria mais fácil restabelecê-la.

Obrigado e até ao próximo post!!

Mapa da Superix - Localização
Mapa da Superix - Localização

Uma agência web completa ▪ Copyright © 2003 - 2019 | SUPERIX TECNOLOGIAS LDA - NIPC: 515162299