• Entrada
  • Blog
  • Joomla ou Wordpress? Vamos falar dos Melhores CMS
Joomla ou Wordpress? Vamos falar dos Melhores CMS

Joomla ou Wordpress? Vamos falar dos Melhores CMS

Os CMS's, ou gestores de conteúdo, mais usados actualmente em sites, Blogs e até outras ferramentas como lojas virtuais são sem dúvida: Wordpress, Joomla e Drupal.

CMS significa Content Management System, ou gestor de conteúdo.

Abaixo iremos abordar as vantagens destes sistemas que não necessitam de licença para serem utilizados, são de código aberto e trazem diversos benefícios.

O WordPress é conhecido pela sua facilidade, principalmente na interface de administração, o que o torna preferido pelos redactores e jornalistas de muitas empresas que fazem gestão de conteúdos. Considera-se que esse CMS possui simplicidade e eficiência. Para o utilizador, temos um painel de administração simples, bonito e fácil de usar. Já para os programadores, temos uma arquitectura de templates muito fácil de entender e explorar, uma arquitectura de plugins eficientes, e uma estrutura de base de dados muito simples e poderosa. Possui uma comunidade de colaborardes imensa que está constantemente a melhorar. Mantendo-se sempre o objetivo de desenvolvimento consistente, que se mantém firme aos seus princípios: manter o CORE simples e enxuto, deixando as aplicações mais específicas para plugins e templates.

O Joomla tem vindo a crescer muito com o tempo e a ganhar o seu espaço. Em constante actualização, trouxe recentemente a versão 3.1 do sistema, melhorando muito o seu CORE, forma de programação e estrutura. O que o torna menos utilizado pelos redactores e jornalistas é a interface de administração e gestão de posts, um cenário que queremos inverter, já que se trata de uma ferramenta muito poderosa.

Muita gente considera que o WordPress é um sistema indicado apenas para blogs. É sem dúvida o melhor para esta finalidade, mas não deixa de ser uma solução boa também para sites, apesar de, particularmente, preferirmos o Joomla para sites institucionais e portais.

Já o Joomla é muito interessante pois a sua flexibilidade permite-lhe funcionar bem para sites, Blogs, intranets, portais de pequeno e grande porte. Com a nova ACL (Access Control List - Permissão de utilizadores) é possível restringir os acessos a determinadas áreas do painel de administração. Em conjunto com ferramentas como o RSFirewall, faz com que seja uma plataforma bastante segura, inclusive utilizada por muitos órgãos públicos e de grande visibilidade. Nativamente possui um módulo para banners, blog e cache com compressão GZIP, fazendo com que seja um CMS bastante rápido.

Ambos os CMS's possuem pontos fracos e fortes. Muitos profissionais procuram optar pela ferramenta que possui uma curva de aprendizado menor, como é o caso do WordPress, o que pode ser bom em determinados projectos, mas deixar a desejar noutros. Relativamente à remuneração de profissionais que trabalham com CMS's menos conhecidos ou utilizados, por serem mais raros, são também mais caros.

Mesmo tendo preferência num determinado sistema, é sempre interessante conhecer outros sistemas e enquadrar as características e o âmbito do seu projecto nos CMS's disponíveis.

Acredite, saber escolher a ferramenta ideal para cada tipo de projecto pode fazer a diferença.

Abaixo temos uma tabela comparativa dos dois CMS's:

Funcionalidades

wordpress logo

WordPress

Joomla Logo

Joomla

Popularidade
Custos com Mão de Obra
Segurança do Software
Integração com Redes Sociais
Facilidade em Design
Templates
Navegação intuitiva
Multi-idioma
Fácil instalação
Plugins e Componentes
SEO – Optimização de Sites
Extensões para SEO
Actualizações do CMS
Curva de Aprendizagem

Até o próximo post!

Abraço!

Mapa da Superix - Localização
Mapa da Superix - Localização

Uma agência web completa ▪ Copyright © 2003 - 2019 | SUPERIX TECNOLOGIAS LDA - NIPC: 515162299